Suspensão

Molas e amortecedores em bom estado garantem conforto, aderência à estrada e travagem eficaz

Todo o sistema foi concebido para responder a várias problemáticas: a filtragem das vibrações, o conforto, a aderência em curva, a estabilidade em linha reta, a travagem eficaz e claro, independentemente da carga, condições meteorológicas ou estado da estrada.

Para além dos braços de suspensão, triângulos, bielas e diversos sinoblocos*, o sistema baseia-se em dois elementos principais, a mola e os amortecedores para a garantir a sua segurança.

Este binário muito unido permite manter as rodas em contacto permanente com o solo e reduzir assim as perdas de aderência, absorver as irregularidades do solo independentemente da carga e estabilizar o veículo aquando de abrandamentos, evitando o “mergulho” e o alongamento das distâncias de travagem.

Regra geral se excluirmos os casos de degradação devido a uma colisão, as molas não necessitam de substituição e podem durar toda a vida útil do veículo.

Os amortecedores, por seu lado sofrem um desgaste normal devido ao seu movimento permanente. O óleo ou o gás comprimido no tubo do amortecedor por um pistão pode igualmente, escoar-se em caso de desgaste significativo. Tenha em Atenção que uma fuga de óleo num amortecedor dá origem a uma segunda visita ao centro de inspeção periódica.

O tempo de vida util de um amortecedor não é estimado. Após 20 000 quilómetros, foi solicitado cerca de 1 milhão de vezes! O quilómetro, mas também a carga do veículo, o estilo de condução mais ou menos dinâmico, o estado das rodas ou das estradas influenciam diretamente o seu tempo de vida . A partir dos 60000 km, a cada 20000 Km percorridos é recomendado que solicite a respetiva verificação junto de um profissional qualificado.

* O sinobloco é um bloco elástico composto por uma borracha especial. Está comprimido e instalado entre peças e permite absorver vibrações e ruídos.

Fonte: eurorepar.pt